terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Exorcista 2: O Herege (Exorcist II: The Heretic) - 1977



Exorcist II: The Heretic (br: O Exorcista II - O Herege) é um filme estadunidense de 1977, do gênero terror, dirigido por John Boorman.
O roteiro foi escrito por William Goldhart. O filme foi distribuído pela Warner Bros.
Quatro anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan McNeil vive agora em Nova Iorque, sem lembrança dos acontecimentos do passado. Entretanto, ela volta a ouvir vozes e ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, tenta se curar, mas só mesmo com a ajuda de um exorcista poderá afastar de vez o demônio.
Desta vez, entra em cena o Padre Philip Lamont que, a pedido da Igreja, pretende investigar a misteriosa morte do Padre Merrin, ocorrida quatro anos antes.
E assim, utilizando um dispositivo psicanalítico que permite sincronizar duas mentes através da hipnose, é descoberto que Regan ainda está sob possessão do demônio e que na sua mente se processa constantemente uma luta entre o Bem e o Mal. O Padre Lamont então, com o objetivo de libertar Regan de uma por todas, vai,mesmo com as objeções da Igreja, até a África, onde procura um doutor que já havia sido possuído pelo mesmo demônio anteriormente, o qual o auxilia a compreender o Mal que está enfrentando e assim combatê-lo.

Curiosidades


- Durante a gravação do filme, um dos produtores teve seu corpo arremessado contra uma estante do cenário e começou a revirar os olhos.

- Antes de gravarem as cenas, todos do elenco foram à igreja para serem benzidos, pois acreditavam que o filme estava trazendo forças negativas.

- Durante as filmagens, o diretor John Boorman contraiu um raro vírus que obrigou a suspensão das filmagens por 5 semanas.

- Inicialmente, a direção de Exorcist II: The Heretic foi oferecida a Stanley Kubrick, que recusou o projeto. Somente depois, John Boorman foi contactado para assumir a direção.

- O diretor John Boorman chegou a se oferecer para dirigir The Exorcist, mas terminou desistindo do projeto por considerar a história cruel demais. De qualquer forma, Boorman acabou dirigindo a sequência do filme.

- A atriz Linda Blair recusou-se a utilizar a pesada maquiagem que teve que usar em The Exorcist. Nas cenas de flashback, a Regan possuída é, na verdade, uma dublê sob a maquiagem.

- John Boorman tentou abandonar o projeto no meio, mas a elevada cláusula de rescisão o fez voltar atrás nos seus intentos.

- Na impossibilidade de utilizar gafanhotos verdadeiros, a invasão de gafanhotos foi protagonizada por amendoins pintados, que se mexiam com a ajuda com um potente secador de cabelo. A equipe de filmagens apelidava carinhosamente os amendoins como “Larry’s”.

- O filme acabou por ser retirado das salas e enviado de novo para a edição. Reeditado e com menos oito minutos, voltou às salas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário